24 de set. de 2012

Composição dos alunos da EMEF Joércio Barbalho para a Olimpíada de Língua Portuguesa


Categoria: Memórias literárias
Número: 258.349
Título: A noite do terror
Era uma noite de lua cheia, um grupo de amigos resolveram passar a noite em um cemitério. Eu, João particularmente estava morrendo de medo, mas para não dar onda de amarelão tomei coragem e fui com todos. Naquela noite tão assustadora, fomos andando e andando até que eu acabei mim perdendo do grupo, no meio daqueles túmulos eu a chamava mas ninguém me ouvia.Já não conseguia mais gritar de tanto medo, o sol já estava por nascer quando meus amigos chegaram. Foi uma algazarra tremenda, mas não liguei, depois de toda aventura de terror eles eram quem eu mais queria ver, afinal as vezes eu até me esqueço que estas pessoas que vivem me metendo em furadas são meus amigos de quem eu gosto muito. 


Categoria: Poema
Número: 259.400
Título: Minha cidade

Você já vai saber
da história de Eldorado.
De fazenda virou vila,
de vila virou cidade;
que por sinal gosto dela.

Mais que pena, que no dia
17 de abril, houve muita morte.
Oh! Que falta de sorte!

E um dia o povo
quis colocar um prefeito.
O povo aprovou, e a minha cidade mudou.

E a este povo querido,
desejo muita felicidade,
e que no futuro venha
a tão sonhada prosperidade.

Os textos acima foram selecionados e encaminhados à Comissão Julgadora Estadual.

14 de set. de 2012

Vestibular 2013 - UFPA


O edital do Processo Seletivo 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi publicado nesta quinta-feira (13). As inscrições estarão abertas a partir das 14h do dia 19 de setembro às 22h de 10 de outubro (horário de Belém). As inscrições à 2ª fase serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico (www.ceps.ufpa.br). Neste vestibular a UFPA oferta um total de 8.569 vagas, sendo 4.128, na capital; 3.420, no interior; e 1.021, no Sistema de Inclusão. Isso representa um aumento de 10% em relação ao vestibular anterior.
Dois novos cursos serão ofertados no PS 2013 em Belém: Tecnologia de Produção Multimídia, com 26 vagas, ofertado pelo Instituto de Ciências da Arte (ICA); e Engenharia Biomédica, com 40 vagas, do Instituto de Tecnologia (ITEC). Nos campi do interior, a oferta é de três cursos novos, sendo dois em Tucuruí (Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Computação); e um em Castanhal (Engenharia de Computação).
Já o Campus de Cametá vai flexibilizar três cursos para Tucuruí (Língua Inglesa, Pedagogia e Sistemas de Informação); um para Baião (História); um para Limoeiro do Ajuru (Pedagogia); dois para Mocajuba (Letras-Língua Portuguesa e Matemática); um para Oeiras do Pará (Ciências Naturais) e um para Tomé-Açu (Letras- Língua Inglesa).
Também foi aprovada a criação de duas vagas extras destinadas a estudantes de origem quilombola em todos os cursos de graduação oferecidos no PS 2013.
Para ver a oferta de vagas, regras e outras informações acesse o edital (clique).
SAIBA MAIS SOBRE O PS 2013
Inscrições
A taxa de inscrição é de R$ 50,00, que somente será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 11 de outubro seguindo as instruções do boleto bancário emitido no painel de inscrição. Ao se inscrever o candidato deverá optar por uma das seguintes línguas estrangeiras: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano. Após estar inscrito no concurso, o candidato não poderá alterar as opções de curso, língua estrangeira e/ou de localidade de realização da prova.

Como funciona
O PS 2013 será dividido em duas fases: a 1ª fase corresponderá à participação do candidato no
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). O candidato que não tiver realizado inscrição no exame deste anos terá inscrição rejeitada no PS UFPA 2013. A 2ª fase corresponde a prova elaborada pelo Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA).

Será composta de uma prova objetiva com 55 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos referentes a 11 disciplinas do Ensino Médio, com cinco questões de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira.
Prova da segunda fase
A prova está marcada para o dia 9 de dezembro de 2012 (domingo). Pelo segundo ano consecutivo a prova será aplicada no período da tarde, de 14h às 18h (horário de Belém). O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. O gabarito será divulgado em até 24 horas após a realização da prova no endereço (www.ceps.ufpa.br).

Exame de habilidades
Os candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro farão, obrigatoriamente, Exame de Habilidades, que acontecerá no dia 18 de novembro de 2012. Os candidatos aos cursos de Artes Visuais e Música farão o exame de 8h às 12h no Atelier de Artes da UFPA, localizado na Cidade Universitária “Prof. José da Silveira Netto”. Já os candidatos aos cursos de Dança e Teatro farão o exame na Escola de Teatro e Dança da UFPA, localizada à Rua Dom Romualdo de Seixas, n.º 820. Os candidatos de Dança fazem o exame de 8h às 12h e os de Teatro das 14h às 18h.

A prova valerá 10 pontos e o candidato será considerado habilitado, se obtiver nota correspondente, no mínimo, a 30% do valor da prova. O resultado sai no dia 22 de novembro na página do CEPS. A nota final desses candidatos virá da soma da NPG1, NPG2 e a nota padronizada do Exame de Habilidades, dividindo-se a soma por 3.
Localidades
A prova objetiva da 2ª fase será aplicada nas seguintes localidades do Estado do Pará: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Icoaraci, Marabá, Mocajuba, Parauapebas, Santa Isabel do Pará, Soure, Tomé-Açu e Tucuruí. O candidato fará a prova na localidade que indicar no momento da sua inscrição no concurso, de acordo com as opções disponíveis no formulário de inscrição.

Pedidos de isenção
A UFPA vai conceder isenção de taxa a candidatos de baixa renda. Só poderão concorrer ao benefício candidatos que estiverem inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Os pedidos de isenção poderão ser feitos aravés do formulário específico disponível na página (www.ceps.ufpa.br) a partir das 14h do dia 19 de setembro de às 22h do dia 26 de setembro (horário de Belém).

O candidato a isenção deverá informar o NIS (Número de Identificação Social) atribuído pelo CadÚnico. A partir de 5 de outubro os candidatos poderão consultar no painel de inscrição se receberam ou não o benefício. O candidato que pleitear isenção do pagamento da taxa e não conseguir a isenção deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 11 de outubro para continuar participando do PS 2013.
Cartões de inscrição
Segundo o edital os candidatos inscritos poderão imprimir o cartão de inscrição no endereço (www.ceps.ufpa.br) a partir do dia 26 de novembro. O cartão é o documento que permite ao candidato realizar a prova do PS UFPA 2013 e informa os dados pessoais do candidato, número de inscrição, curso de opção, língua estrangeira de opção, horário e local de realização da prova e, se for o caso, a opção pelo Sistema de Cotas. Se o candidato precisar de 2ª via poderá imprimi-la no mesmo endereço.

Conteúdo programático
A exemplo dos vestibulares anteriores a UFPA continuará usando as quatro áreas de conhecimento da Matriz de Referência do Enem 2011 como conteúdo programático. A esse conteúdo é acrescentada a lista de leituras recomendadas 2013.

Atendimento especial
O candidato que no momento da inscrição declarar-se Pessoa com Deficiência (PcD), deverá informar o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização da prova. O candidato PcD que necessitar de atendimento especial e/ou tempo adicional para realização da prova deverá requerê-lo, por escrito, usando o formulário disponível em www.ceps.ufpa.br. As instruções podem ser conferidas no edital.

Sistema de cotas
O edital do PS 2013 traz informações sobre os critérios do sistema de cotas.

- Serão criadas 2 vagas adicionais em cada curso para uso exclusivo de candidatos indígenas.
- Serão criadas 2 vagas adicionais em cada curso para uso exclusivo de candidatos de comunidades quilombolas.
- Será criada 1 vagas, por acréscimo, nos cursos de graduação, destinada exclusivamente a Pessoa com Deficiência. O candidato que desejar concorrer na condição de Pessoa com Deficiência (PcD) deve declarar expressamente, no ato da inscrição, sua opção em participar exclusivamente da seleção para a única vaga destinada ao curso. Se classificado a habilitação desses candidatos estará condicionada a perícia médica. As vagas destinadas à PcD que não forem preenchidas por falta de candidatos aprovados não poderão ser preenchidas por outros candidatos do PS 2013, sendo, portanto extintas.
- Metade das vagas de cada curso serão disputadas por candidatos que comprovarem haver cursado todo o ensino médio em escola pública, sob pena de ser negada sua vinculação à UFPA. Desses 50%, no mínimo, 40% serão destinadas aos candidatos que se declararem pretos ou pardos. Dessas, 25% deverão ser ocupadas por candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capta.
O candidato que optar em concorrer pelo Sistema de Cotas, e for aprovado, terá de comprovar, no período de habilitação ao vínculo institucional, que cursou todas as séries do ensino médio em escola pública através da apresentação dos originais do Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do ensino médio. A UFPA reforça que as certificações de conclusão do Ensino Médio emitidas pelo DESU, Enem e similares comprovam a conclusão do Ensino Médio, mas não garantem ao candidato o direito de concorrer na condição de cotista. O candidato que for classificado no concurso na condição de cotista e não comprovar essa condição perderá a vaga.
» Fonte: http://vestibularnopara.com.br/ufpa2013.html



Equipe Pedagógica da SEMECD conclui estatísticas da Prova Eldorado

Uma reunião realizada neste última dia 12, na Secretaria Municipal de Educação, com todos os técnicos da equipe pedagógica e secretária de educação, serviu de discussão para os resultados da Prova Eldorado 2012, cuja levantamento estatístico foi concluído agora.
No encontro, decidiu-se datas e procedimentos para comunicar tais resultados aos gestores escolares e professores.







Exposição de projetos na EMEF Antônio José Barreto

A EMEF Antônio José Barreto, no bairro Abaeté, realizou a exposição de dois projetos na manhã desta sexta-feira, 14 de setembro.
Receitas Culinária e Hortaliças forma projetos trabalhados desde o primeiro semestre, com alunos e professores do 1º ao 5º ano.
Os pais compareceram para prestigiar e saíram satisfeitos com as apresentações de seus filhos.














4 de set. de 2012

Incluindo as crianças no acompanhamento dos gastos familiares


Falar que a geração de hoje é completamente consumista não é novidade para ninguém. As crianças são “bombardeadas” por informações através dos mais diferentes veículos de informação (televisão, rádio, vitrines, outdoors, etc) e incentivadas da “ter” os mais diferentes itens para se sentirem felizes. Esta “falsa e momentânea” felicidade acaba por interferir diretamente no orçamento de muitas famílias.
Há pesquisas que indicam que nos Estados Unidos os gastos com crianças na faixa dos 4 a 12 anos cresceram 400% na década de 90, e aqui no Brasil, no mesmo período, houve um gasto computado na faixa de noventa bilhões de dólares
É, realmente já está passando da hora de ensinarmos aos nossos filhos como devem se comportar diante do uso do dinheiro.
Logo no início do ano, no mês de Janeiro, há gastos forçados o qual você não tem como protelar. Caso o faça gastará muito mais. Sim, porque em janeiro além de ainda ter os gastos efetuados com as Festas de Final de Ano, tem o IPVA, o IPTU (algumas Prefeituras dão excelentes descontos para o pagamento à vista), as crianças em férias (os gastos aumentam consideravelmente) e a compra do material escolar dentre tantos outros vencimentos.
Este então é um excelente momento para incluir a criança no acompanhamento dos gastos familiares. Nada mais justo do que ela participar das propostas de elaboração para que se consiga saldar todos os compromissos.
Outra boa sugestão desta prática é o acompanhamento da criança na compra do material escolar. Ela terá a oportunidade de desenvolver uma visão consciente das possibilidades financeiras da sua família e dos itens alternativos que ela pode, por vontade própria, substituir na sua aquisição.
Outra excelente oportunidade é a de levar a criança para as compras no supermercado. É importante que ela também tenha o seu carrinho e uma quantia “x” para gastar em suas compras. Esta prática constante mostrará para a criança como funciona o “adquirir” dentro das suas possibilidades. É imprescindível que ela não compre nada que ultrapasse o que ela tem de dinheiro, caso contrário, de nada valerá esta experiência.
A criança deverá usar dinheiro em espécie para pagar suas compras, pois como hoje se usa o cartão para pagar todo e qualquer valor a criança não faz a ligação de que este cartão representa o dinheiro que se tem no banco. Já presenciei situações em que os pais explicam que determinada mercadoria é cara e que não têm dinheiro para comprar e a criança diz, mas você tem o cartão. Esta ideia de que o cartão não tem relação com o dinheiro é uma realidade que deve ser trabalhada adequadamente.
Este aprendizado ajudará na formação de um cidadão consciente das suas possibilidades financeiras.
E você? Trabalha o uso consciente do dinheiro com seus filhos-alunos?
Fonte: Educa já.

Estudo: 17% de alunos que saem do fundamental dominam matemática

Após os resultados preocupantes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostraram principalmente a estagnação do ensino médio de 2009 para 2011, um estudo revelou que apenas 17% dos alunos que terminam o ensino fundamental tem o domínio da disciplina de matemática e 27% de língua portuguesa. A pesquisa mostrou que um terço dos estudantes que completa o fundamental registrou nos testes do Ministério da Educação (MEC) notas de matemática que os colocam abaixo até do que se espera para um aluno do 5º ano - a 4ª série do antigo primário. As informações são do jornal O Globo.

Os dados são de um relatório feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep) com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil. No caso das provas de português, um quinto dos estudantes registrou nível de conhecimento abaixo do esperado até o 5º ano. Apesar do resultado preocupante, o estudo mostrou também que os anos iniciais do ensino fundamental tiveram uma evolução significativa. Em 10 anos, a proporção de alunos com aprendizado adequado em matemática passou de 15% para 36%. Em português, a variação foi de 24% para 40%.

Fonte: Notícias Terra